sábado, 8 de agosto de 2015

DICA DE PORTUGUÊS: Obrigado ou Obrigada

Olá pessoal! Tudo bem? Estou de volta neste sábado à noite para trazer mais uma dica de português para vocês. A de hoje, é um erro muito frequente que ouço nos diálogos e conversas do dia a dia, o emprego de obrigado/ obrigada.


É normal ouvirmos os falantes da língua portuguesa dizerem 'obrigado', mas não tão comum 'obrigada'. É como se quase todos usassem essa palavra como única forma de agradecimento. Ou, numa segunda alternativa, pronunciam obrigado quando agradecem uma pessoa do sexo masculino e obrigada, quando agradecem alguém do sexo feminino. Afirmo essa última opção porque já cometi esse erro, mas quando entrei na faculdade resolvi  investir no aprimoramento da minha língua nativa e percebi que cometia um equívoco.

Conforme a gramática tradicional, a palavra obrigado é um adjetivo usado para expressar agradecimento por um favor ou algo recebido. Desta maneira, varia conforme o gênero e portanto sofre mudança na desinência nominal da palavra, a letra final que indica o sexo do falante. Portanto:

*Homens devem dizer 'obrigado'.
*Mulheres devem dizer 'obrigada'.

Obrigada por lerem o post até o final. Qualquer dúvida que ainda exista ou sugestão, podem ser escritas aqui nos comentários. Terei imenso prazer em ler e responder a todos. Bjs e até o nosso próximo encontro.
#########################################################################
Visite também meus perfis nas redes sociais:
YouTube: Amanda Midori
Facebook: Amanda Midori
Twitter: twitter.com/amandamidori__
Instagram: instagram.com/amanda_midori
Google+: +AmandaMidoriLimaTeixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário