domingo, 19 de julho de 2015

Dica de Português - Por que; Por quê; Porque e Porquê

Olá pessoal? Tudo bem com vocês? Estou de volta para dar continuidade as postagens sobre idiomas. Eu fiquei ausente por duas semanas devido a motivos pessoais que me impediram de atualizar o blog, mas como fiquei muito preocupada em não atrasar o conteúdo de português e japonês para que vocês não ficassem um longo período sem matérias novas, resolvi me esforçar aqui para fazer essa publicação de domingo.

O conteúdo de hoje é um esclarecimento sobre os 4 porquês da língua portuguesa que ainda geram confusão na hora de aplicá-los na nossa fala e escrita do dia a dia. Assim, deixarei aqui uma simples explicação para ajudá-los:

Por que -> A junção da preposição por e do pronome interrogativo que é usada nas perguntas e corresponde a 'por qual razão' e correspondem a 'por qual razão', 'por qual motivo', e em alguns casos 'pelo qual'.
Ex.: Por que você não atendeu ao telefone?

Por quê -> Nos finais de frases.
Ex.: Por quê? Ele sabe o por quê.

Porque -> Utilizado em frases afirmativas ou em respostas, com o objetivo de dar uma causa ou explicação.
Ex.: Não foi a aula porque teve febre.

Porquê -> Quando exerce o papel de um substantivo e substitui os substantivos motivo ou razão. Geralmente surge acompanhado de palavra determinante como um artigo, por exemplo.
Ex.: Não consigo compreender o porquê de sua atitude.

Por hoje é só, até o nosso próximo encontro.
############################################################################
Visite também meus perfis nas redes sociais:
YouTube: Amanda Midori
Facebook: Amanda Midori
Twitter: twitter.com/amandamidori__
Instagram: instagram.com/amanda_midori
Google+: +AmandaMidoriLimaTeixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário