sexta-feira, 3 de julho de 2015

DICA DE PORTUGUÊS - Onde e Aonde

Olá pessoal! Tudo bem com vocês? Espero que sim. Estou de volta para o nosso encontro semanal acerca das dicas de idiomas, e a de hoje é sobre o uso de Onde e Aonde.

Como já postei aqui no blog, publico dicas sobre português; inglês; espanhol e japonês. Como vocês viram, o conteúdo é grande e bem puxado, por isso peço de coração que vocês tenham um pouquinho de paciência porque atualmente estou correndo contra o tempo e está difícil de conseguir por tudo isso em ordem. 

Sou acadêmica de Jornalismo, como também já citei anteriormente aqui no blog, e é muito comum reunirmos na faculdade em grupos de amigos para conversar sobre possíveis erros que cometemos em nossos textos, alguns sem perceber. Esse tópico fez parte de uma dessas reuniões, quando uma amiga me perguntou se eu sabia a diferença entre essas duas palavras. Esclareci. Ela educadamente me agradeceu e declarou que iria guardar a explicação para colocar em prática tanto na sua vida profissional quanto pessoal. Mas vamos ao que interessa:


Ambas palavras tem sentido de lugar, entretanto possuem significados diferentes e por isso não podem ser usadas da mesma maneira. Pensei em postar esse tópico porque ele gera dúvidas e chega a ser um erro comum no cotidiano dos falantes. 

Onde -> Tem função ora de pronome relativo ora de advérbio interrogativo e sempre indica localização fixa. Quando for utilizado como pronome, pode ser substituído por em que. Nesse caso, formará um período composto, ou seja, apresentará pelo menos duas orações, e os verbos que acompanharem esse pronome na frase, devem expressar permanência. 

Onde fica a Livraria Adoro Ler?
Moro na rua onde fica a Padaria Pão Quente. 
Moro na rua em que fica a Padaria Pão Quente.

Aonde -> É um adverbio, mas ao contrário de onde, não transmite sentido de algo fixo, e por isso é sempre usado com verbos de movimento.

Aonde você vai?
Aonde foi?

Espero ter esclarecido vocês a sanar essa dúvida. Bjs, e até o próximo encontro.
##############################################################################
Visite também meus perfis nas redes sociais:
YouTube: Amanda Midori
Facebook: Amanda Midori
Twitter: twitter.com/amandamidori__
Instagram: instagram.com/amanda_midori
Google+: +AmandaMidoriLimaTeixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário