segunda-feira, 18 de maio de 2015

Resenha de 'Diário de uma paixão'

Olá pessoal! Estou de volta para publicar mais uma resenha aqui no nosso espaço. E hoje é a vez de 'Diário de uma paixão', do romancista norte'americano Nicholas Sparks.
Se trata de uma história de amor dramática com mais de 75 milhões de cópias vendidas, traduzido para mais de 20 línguas em diversos países e que emocionou pessoas ao redor do mundo.

Título: Diário de uma paixão
Autor: Nicholas Sparks
Gêneros: Romance; drama
Ano: 1996
Total de páginas: 191
Editora: Novo Conceito
Título original: The notebook
Tradução: Renato Marques de Oliveira
ISBN: 9788563219336




O livro é narrado pelo senhor Noah Calhoun, 80 anos, que no decorrer das páginas conta com o auxílio de seu diário para contar sua bela história de amor para uma senhora portadora do mal de Alzheimer, que vive em uma clínica. Nesse antigo caderno, ele registrou as belas passagens vividas pelo casal desde a época em que se conheceram até os dias atuais.

Separados após um breve, mas tórrido e inesquecível namoro de verão que teve início após a formatura do ensino médio, o reencontro acontece devido uma ocasião do destino que leva a jovem e rica Allie até Nova Berna, uma pequena cidade do sul dos EUA, 14 anos depois, atrás do homem comum e amante da poesia, que ela nunca esqueceu.

De classes sociais diferentes, Allie, então noiva do rico Lon, que seria o marido ideal senão trabalhasse excessivamente, nunca esqueceu Noah. Ele pensa que tudo está perdido porque não recebeu as aguardas respostas das cartas que enviou para a amada.

Eles não ligam para as diferenças, ao contrário da família de Allie. A mãe da jovem não aceita o envolvimento da filha com um rapaz de classe social inferior, por considerar que a união com um futuro advogado oriundo de família abastada e influente seja a melhor opção para a felicidade da jovem.


O livro ‘O Diário de uma paixão’, do renomado romancista Nicholas Sparks, é um dos 10 livros do autor que recebeu adaptação para filme homônimo, em 2004. Teve boa aceitação pelo pública, porém mediana para a crítica especializada, e ganhou diversos prêmios.

Não sou fã das obras do autor, mas devo afirmar que a história é muito bonita e foi bem desenvolvida por Sparks. ‘Diário de uma paixão’ é repleto de detalhes do local onde ocorre o ardente reencontro de Noah e Allie, do sentimento indelével que toma conta de dois seres humanos tão diferentes e ao mesmo tempo inseparáveis, além da demonstração de uma verdadeira amizade e um exemplo da importância de um incentivo e força de vontade na vida de uma pessoa.

A princípio tive a impressão de se tratar de mais uma daquelas obras ‘quem leu um leu todos’. Aquele triangulo amoroso, a história água com açúcar envolvente, as incontáveis cartas de amor sem resposta, tive aquela impressão de saber tudo que desenrolaria no enredo deste livro, mas me surpreendi.

Curiosidade acerca da obra: O livro ‘Diário de uma Paixão’ vendeu 75 milhões de exemplares e consolidou a carreira de Nicholas Sparks como romancista. A história é baseada no relacionamento vivido pelos avós da mulher de Nicholas e o tema Alzheimer que o autor escolheu para dar cunho dramático por ser muito explorado pelos noticiários da época. No final do livro, o autor conta um pouco de sua vida familiar e trajetória profissional até a consolidação da carreira de escritor e romances bem-sucedido.

Avaliação no Skoob: 3 estrelas (bom).
#########################################################################
Visite também meus perfis nas redes sociais:
YouTube: Amanda Midori
Facebook: Amanda Midori
Twitter: twitter.com/amandamidori__
Instagram: instagram.com/poramandamidori
Google+: +AmandaMidoriLimaTeixeira

7 comentários:

  1. Eu não tive oportunidade de ler o livro ainda, no entanto, o filme me emocionou muito. Dizem, que a adaptação para o cinema é melhorar, não sei se é verídico, mas... Haha enfim, espero um dia poder ler e ter minha opinião sobre! :)


    http://anneandcia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Li e recomendo. O autor tem uma identidade única e peculiar. O livro Diário de uma Paixão é uma história envolvente que me deixou particularmente muito envolvida. Creio que eu como fã do autor e por possuir praticamente todos os livros posso te indicar a leitura e continuação dessa linda história no livro do mesmo com o nome O Casamento, uma história também muito linda e que tem um desfecho surpreendente no final. Como detalhista creio que fugiu um pouco por não casar com o final do livro Diário de uma Paixão que por sinal foi modificado no filme (obs. O livro deixa subtendido a morte dos dois personagens) mais mesmo com esses detalhes ambas as obras soa lindas.

    ResponderExcluir
  3. Eu ja li o livro e confesso que não gostei, nada contra o autor, eu realmente me encantei por outras publicações dele como, "Um amor pra recordar" ou ate mesmo "Querido John", acredito que esta minha, aversão ao livro esta ligada aos personagens, não me envolveram.. então acabou se tornando uma leitura por obrigação, mas nada contra, e amei a resenha, ela aborda de forma instigante o livro, se já não o tivesse lido eu o leria!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, pensei que esse livro fosse mais antigo, vi nos seus dados que é de 1996. Já li muitos livros do Nicholas Sparks, inclusive esse. Um beijo Amanda!

    http://www.robertazanatta.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá Amanda. Comprei esse livro só por causa do filme que é lindo mas ainda não o li. Gostei da sua resenha. Esse cenário aonde eles se reencontram, no filme, é simplesmente extraordinário. Belíssimo. Parabéns pela ótima resenha.

    Alberto Valença
    http://verdadesdeumser.com.br

    ResponderExcluir
  6. OI Amanda! Eu já li esse livro e a continuação dele que é "O Casamento" e adorei os dois.

    ResponderExcluir
  7. Oi Amanda. Li vários livros do Nicholas Sparks. O Diário de Uma Paixão e Querido John eu gostei mais dos filmes.

    ResponderExcluir