sábado, 18 de abril de 2015

Fotografia

Olá para todos! Tudo bem com vocês? Esta semana, dou início a mais uma novidade aqui no blog, as postagens sobre dicas de fotografia. 
Eu cursei fotografia como disciplina por dois semestres na faculdade e gostaria muito de compartilhar um pouco do que aprendi com vocês. Futuramente, pretendo estudar mais a respeito para me aperfeiçoar nessa área que tanto gosto e acho muito interessante.
Fotografia significa, ao pé da letra, escrever com a luz, consistindo em criar imagens por meio da exposição luminosa, fixadas em uma superfície sensível. A qualidade das imagens sofreu grande melhoria com o avanço tecnológico, além de agilizar as etapas do processo de produção e reduzir o custo, a nível amador. A nível profissional, ainda é uma atividade de custo considerável, porque os cursos possuem um preço bem salgado, as câmeras continuam muito caras e ainda há necessidades de um arcar com o valor adicional de um estúdio e softwares de tratamento de imagens, o que implica em investimento de tempo e dinheiro.
Resolvi separar um trabalho que fiz na disciplina de Introdução à Fotografia, no 4º período do meu curso, para compartilhar com os leitores do blog e interessados em fotografia. Consiste em uma atividade realizada em trio, que fizemos em um sábado de manhã na quadra poliesportiva da instituição em que estudo. A minha parte foi o uso da velocidade.





Foto 1) Usei Nºf 16 e tempo de exposição 1/30".
Foto 2) Usei Nºf 11 e tempo de exposição 1/60".
Foto 3) Usei Nºf 8 e tempo de exposição 1/125"
Foto 4) Usei Nºf 5.8 e tempo de exposição 1/250'.

Sendo, Nºf, relacionado a abertura do diafragma. Quando a prioridade a ser explorada for a profundidade de campo, ou seja, tudo que está nítido na foto antes e após o ponto focalizado. Quanto maior o n°f, menor a abertura e menor a profundidade de campo e quanto menor for o nºf, maior a abertura e menor a profundidade de campo.
Tempo de exposição está relacionado ao obturador. Este consiste em um orifício que abre e fecha, (não para no meio, está aberto ou fechado) e tem a função de controlar o tempo de exposição correto sob todos os tipos de exposição de luz e permite decidir o tipo de movimento que a câmera irá capturar.

O objetivo da minha parte do trabalho foi demostrar os efeitos registrados da imagem de acordo com a velocidade do obturador, o que caracteriza o objeto na foto com a aparência de tremido (quase imperceptível) a congelado. Para isso, foram utilizados câmera Nikon, formato 35mm, iso 200; filme Kodak, tipo color plus e também um barbante amarrado a uma caixa de papel para demonstrar o registro da velocidade.

*O modelo está com o rosto desfocado porque ele saiu da universidade pouco tempo após a realização deste trabalho, por ocasião da sua formatura e por isso não consegui contato para que ele me cedesse autorização de exposição integral  da sua imagem. Dessa maneira, recorri a esse recurso.
###############################################################################
Visite também meus perfis nas redes sociais:
YouTube: Amanda Midori
Facebook: Amanda Midori
Twitter: twitter.com/amandamidori__
Instagram: instagram.com/amanda.midori
Google+: +AmandaMidoriLimaTeixeira

6 comentários:

  1. Amanda adoro fotografia,cheguei a pensar em fazer faculdade.
    Mas como na época faltou grana, acabei sem fazer.
    Acho legal a parte da revelação manual da fotografia.
    Parabéns pelo post, te aguardo no meu cantinho.
    Bjinhos.
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Eu nunca na vida tinha pensado em cursar fotografia, até ela fazer parte da minha grade curricular na faculdade de Jornalismo. Também acho essa parte de revelação manual bem interessante, mas muito trabalhosa. Bjs

      Excluir
  2. Eu adoroo fotografia, e me auto fotografar tbm rs é muito legal ter esse post, ainda mais de quem já conhece bem sobre o assunto! Bjin

    www.carladominic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Vou seguir estudando e prometo compartilhar tudo aqui no blog com vocês. Bjs

      Excluir
  3. Olá Amanda, tenho pesquisado diversas dicas de fotografia porque comprei uma câmera nova, bem completa e preciso aprender a usá-la. Adorei as suas dicas e espero que poste mais! Um beijo!

    http://vidacasaebeleza.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberta! É bom pesquisa porque isso permite que a pessoa consiga aproveitar todos os recursos que a câmera possui. Obrigada pelo elogio e vou fazer mais postagens sobre o assunto. Te aguardo!! Bjo.

      Excluir